top of page

O processo de adoecimento segundo o Ayurveda

Atualizado: 26 de abr. de 2021


Como manter o equilíbrio dos doshas para a manutenção da saúde e o que são os Gunas.


As doenças se manifestam quando os doshas da sua constituição, da sua natureza (prakritti), estão desequilibrados. Nenhum deles é melhor que o outro e o objetivo não é tentar manter todos em níveis iguais, mas manter nos níveis originais de quando você nasceu. É importante lembrar que estes elementos estão sempre em movimento dentro de nós e em tudo o que existe, por isso o Ayurveda enxerga o ser humano como um microcosmo dentro do macrocosmo e nos analisa de forma bioenergética e holística (corpo, mente, energia e espirito em união).

Os fatores que produzem o desequilíbrio, ou seja, o acúmulo dessas energias, são as emoções, estilo de vida, alimentação e ambiente e com isso o corpo perde a capacidade de se autorregular gerando doenças de natureza física, psicológica ou social. Existem alguns questionários para identificar o dosha, mas eles não são muito precisos, pois você pode estar num momento de desequilíbrio apresentando comportamentos diferentes daqueles que seriam comuns à sua natureza.

Um médico ou terapeuta ayurvédico pode verificar qual o seu dosha através da análise da pulsação, exame da língua, pele e cabelos, observação da estrutura física, a anamnese do seu histórico, e assim propor um tratamento para restituir o equilíbrio se necessário, prevenindo doenças que ainda não se manifestaram e tratando aquelas que já se instalaram.

O ayurveda trata os desequilíbrios oferecendo qualidades opostas para que a natureza se mantenha em seu curso e identificou alguns pares de atributos/qualidades, chamadas de Gunas (Tamas, Rajas, Sattva) antagônicos para utilizar como tratamento para voltar ao equilíbrio. Este é o conceito de shamanya e vishesha, onde semelhante aumenta semelhante e oposto reduz oposto.


A Prakritti, a Natureza Primordial, é composta de três qualidades fundamentais ou “Gunas” (que significa literalmente, “aquilo que ata”) e são mais sutis que os cinco elementos. Todos os objetos no universo são diferentes combinações dos três Gunas. Deste modo, os três Gunas dão-nos a chave de todas as formas e processos da vida e estão presentes em todas as coisas e são muito perceptíveis no clima, nos movimentos e exercícios, nos estados mentais, nos óleos, nas ervas e nos alimentos. Quando uma qualidade está em excesso, é provável que a oposta esteja faltando, causando desequilíbrio, e são necessárias para o nosso funcionamento pisco e biológico.


Como os gunas atuam nas nossas células:

Sattva nos aporta claridade e dá energia, rajas nos dá a percepção e aporta energia cinética e tamas nos dá a experiência sólida, concreta e aporta inércia.


Graças ao Sattva permanecemos conscientes e acordamos a cada manhã.

Por causa de Rajas, nossos pensamentos, sentimentos e emoções se movem de forma criativa e Tamas é responsável por nos cansamos, nos esgotamos e nos sentimos pesados. Sem Tamas por exemplo não existiria o sono.


Vemos então que as 3 qualidades são super necessárias para todas as atividades psicobiologias do organismo humano.


O SATTVA está presente nos doshas nesta ordem:

Em Pitta como conhecimento e compreensão.

Em Vata como Claridade e leveza.

Em Kapha como misericórdia e amor.


O TAMAS está presente nos doshas nesta ordem:

Em Kapha como pesado, dá sono.

Em Pitta se expressa com agressividade e competitividade.

Em Vata tem pouco, mas o pouco aparece como confusão mental.


O RAJAS está presente nos doshas nesta ordem:

Em Pitta como Agressividade, poder, prestígio.

Em Vata como hiperatividade, nervosismo, medo e ansiedade.

Em Kapha é reduzido, pode aparecer levemente como apego, posse.


É principalmente a nível mental que os Gunas são utilizados em Ayurveda. A mente, em seu estado natural, está sob o domínio de Sattva (clareza) e esta qualidade é refletida na clareza da nossa percepção e paz mental.

O Ayurveda procura sempre restabelecer o equilíbrio regressando à Natureza, como meio para regressar ao Espírito, trabalhando através do amor, da confiança, da paz, da não-violência, onde a cura se dá através da natureza e da energia vital, como o uso das ervas medicinais, a dieta, o Yoga e meditação.




50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page