top of page

Doshas - os biotipos do Ayurveda

Atualizado: 16 de set. de 2021

Como os Pancha Mahabuthas - os cinco grandes elementos formam os Doshas



Dando continuidade ao post anterior, onde falei dei uma introdução ao Ayurveda, não poderia deixar de mencionar os doshas. Mas afinal de contas, o que são eles e como se formaram?


Segundo o Ayurveda existem três forças vitais primárias no corpo chamados “Doshas” em Sânscrito.

Os Doshas são as forças primordiais e substâncias sutis na origem das funções fisiológicas e psicológicas. Eles formam o corpo e são, ao mesmo tempo, os fatores causais no processo de doença.


Ayurveda significa ciência da vida e é o sistema de saúde mais antigo e abrangente do mundo, baseia-se no conceito védico da existência de um princípio único que se manifesta em cinco estados: terra, água, fogo, ar e espaço, contidos em tudo o que existe na natureza e, portanto, presentes em nós. Estes elementos são os Pancha Mahabuthas.


A união do elemento terra e água se unem, formam uma energia chamada Kapha: responsável pela estrutura, nutrição, lubrificação e afetividade.

Quando o elemento água e fogo se unem, formam a energia chamada Pitta: responsável pela digestão mental, assimilação das coisas, pela digestão convencional, celular, luz e pele, ou seja, pelo metabolismo.

Quando ar e éter se unem, formam a energia Vata: responsável pelo fluxo de pensamentos, fala e toda a forma de expressão e pelos movimentos.

De acordo com o Ayurveda, todos nós temos as três energias, pois elas correspondem as funções básicas da vida e não poderíamos viver sem uma delas, e no momento da fecundação, se forma o nosso mapa genético e o energético, que são um molde da nossa estrutura física, emocional, intelectual e espiritual.

Em nosso sistema biológico, estes cinco elementos se combinam, promovendo as três forças primordiais da vida, os três doshas (humores ou biotipos).

Todo ser humano é único e por isso reage ao mundo de maneira diferente, por isso aquilo que que pode ser benéfico (clima, alimentos, exercícios, medicamentos) para uma pessoa não é para a outra, até mesmo as mesmas doenças se manifestam de maneira diferentes em cada um e por isso o ayurveda trata de forma individualizada a todos. Apesar de existirem mais de 6 bilhões de biotipos, um para cada pessoa neste planeta, o ayurveda direciona os estudos para a análise de 7 deles, segundo os predomínios dos Doshas, que pode ser apenas um, a combinação de dois e, mais raramente, os 3 em níveis quase iguais.


1-Vata - ar e éter - Princípio motivador, da mobilidade e vitalidade, de todas as funções da vida.


2- Pitta - fogo e água - Representa a função metabólica e confere coloração aos elementos do corpo, como o vermelho do sangue.


3- Kapha - água e terra - Fluido vital no qual todas as operações da vida tornam-se possíveis. Ligado à força e à capacidade de resistência.


4- Vata/Pitta - Ar, éter, fogo e água


5- Vata/Kapha Ar, éter, água e terra


6- Pitta/Kapha - Fogo, água e Terra Pancha Mmahabuthas - os cinco grandes elementos formam os Doshas

7- Vata/Pitta/Kapha - ar, éter, fogo, água, terra







19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page