top of page

Ayurveda - uma breve introdução

Atualizado: 25 de abr. de 2021

Você já ouviu falar em Ayurveda? Como este sistema natural de medicina milenar é atual nos dias de hoje?

Olá, tudo bem? Aqui no site tenho falado sobre Ayurveda e suas maravilhosas terapias, mas talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre isso...Então vou trazer alguns conteúdos para te explicar um pouquinho melhor, de uma forma bem simples, o que é esta medicina milenar, mas vou dividir em alguns temas para ficar fácil de ler.

Espero que você goste e me acompanhe por aqui!

Ayurveda é a medicina tradicional da Índia e é considerado o sistema terapêutico mais antigo do mundo, trazido do período Védico que data 5000 a 6000 anos atrás. É o sistema integral de saúde mais abrangente do mundo, tratando igualmente corpo, mente e alma e está ligado intimamente ao yoga e de seu conceito holístico, influenciou a medicina Chinesa, a acupuntura e é a base da medicina Tailandesa. Nos dias de hoje é ensinado na Índia como prática médica em universidades e hospitais e é reconhecido pela organização mundial de saúde, abrange a alimentação, medicina fitoterápica, psicologia, estilo de vida saudável, cirurgia e terapias corporais para tratar doenças. A medicina Ayrvédica diagnostica o processo das enfermidades desde os primeiros sintomas e inclui tratamentos de prevenção e cura para as doenças, sendo dividida em 8 ramos:

Medicina interna: equilíbrio dos doshas e do agni, estudo dos mecanismos das doenças e diagnóstico.

Doenças da cabeça e pescoço: otorrinolaringologia, oftalmologia.

Toxicologia: cura e prevenção dos problemas relativos a contaminação de água, ar, toxinas animais, minerais, vegetais e envenenamento.

Ginecologia/obstetrícia/pediatria: preparação desde a fecundação, pré-natal, parto, cuidados com a mãe e o bebê no pós parto.

Geriatria, rejuvenescimento: prevenção dos processos degenerativos e métodos de rejuvenescimento ao nível celular, estilo de vida e comportamento.

Afrodisíacos: procedimentos que aumentam a imunidade, libido e desejo pela vida. Psiquiatria: Totalmente baseada na ciência do yoga, tem uma abordagem voltada para o estudo da mente e seus distúrbios.

O objetivo deste sistema de naturopatia é de tratar a causa da doença e não dos seus sintomas como acontece na medicina tradicional, impulsionados pela indústria farmacêutica. Nos dias de hoje, a nível mundial, segundo a organização mundial da saúde, estamos prestes a uma epidemia denominada de síndrome metabólica, formada concomitantemente por hipertensão arterial, colesterol, diabetes e obesidade, cuja causa está muito mais relacionada ao estilo de vida do que aos fatores genéticos. A medicina tradicional trata o sintoma, com remédios para abaixar a pressão, controlar a diabetes e o colesterol, antidepressivos, vasodilatadores etc. A medicina Ayurvédica busca a causa da doença, propõe o tratamento associado a mudança de hábitos, como a diminuição do estresse, meditação, exercício físicos, yoga e alimentação saudável. Ayurveda baseia-se no conceito védico da existência de um princípio único, e que tudo na natureza é formado por uma única substância que conhecemos por Prakritti, e que se manifesta em cinco estados diferentes, chamados de Pancha Mahabuthas,( Cinco grandes elementos): Terra, água, fogo, ar e éter.



16 visualizações0 comentário
bottom of page